terça-feira, 21 de julho de 2009

O "Morrer" e o Renascer

O seguinte texto é baseado numa experiência real e pessoal, que para muitos poderá ser incompreensível...Este texto tem por objectivo alertar para o que pode acontecer quando se está com uma depressão.Não pretendo com este texto ferir susceptibilidades ou dramatizar a situação. Apenas chamar a atenção para um problema que existe e que muitas vezes é banalizado....




Por vezes parece que caímos num poço e batemos lá no fundo. Parece que aparece do nada mas quando aparece é capaz de transformar uma pessoa num trapo. A vida deixa de fazer sentido. Tudo acaba...a morte é a única saída. A escuridão e as lágrimas são o único consolo para uma pessoa que perdeu o rumo. Ninguém compreende o que é isso... è como se a vida tivesse acabado. Nesse momento somos capazes de qualquer coisa... e vemos como única saída o suicídio. Mas por outro lado sentimos que não deve ser a única saída. Tem de haver algo que se possa fazer... Não são os medicamentos que resolvem estes problemas, somos nós.
Olhar ao espelho deixa de ser sinónimo de admiração de beleza, de auto estima. O espelho passa a ser o nosso inimigo. Deixamos de ter auto estima, o que vestimos e o que somos não interessa. Podem fazer e dizer o que quiserem pois não faz sentido nenhum nestes momentos. A vida deixa de fazer sentido. As noites passam a ser o nosso pior pesadelo. A escuridão e o medo tomam conta de nós e deixamos que nos possuam de uma forma total. Por um lado temos medo de estar sozinhas mas por outro também não queremos falar com ninguém: apenas silencio e nada mais.
Deixamos de ter vontade de comer, de sair, de falar. Não somos nada.
Só o tempo nos pode tirar dessa apatia em que nos encontramos. Ás vezes basta uma palavra que tudo pode mudar.
É muito difícil explicar isto aos outros pois para eles o que fazemos não passa de uma birra, de um capricho e que o que fazemos é propositado. Compreendemos que estamos a fazer sofrer os que nos rodeiam mas não conseguimos evitar. Depois de muito tempo as coisas começam a voltar ao normal mas as marcas continuam lá.
Achei que devia escrever para aliviar um pouco. Mas as palavras não são nada à beira de tudo o que passei. Nada pode descrever os sentimentos, pensamentos que se tem. Não desejo isto a ninguém só digo que a vida é boa para se viver e que não vale a pena fazer tempestades num copo de água pois tudo acaba por se resolver.
É um capítulo encerrado da minha vida e que nunca vou esquecer. São estas coisas que nos fazem crescer e pensar que isto não acontece só aos outros. Qualquer um de nós pode cair ao poço... a partir do momento que isso acontece está nas mãos de cada um sair de lá ou não. Eu preferi sair pois não há nada pior do que viver na escuridão.
Apenas tenho a dizer que em momentos de desespero e quando o suicídio parece ser a única saída, a coragem está não em cometê-lo mas sim em não o fazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário